Existem, principalmente, 3 tipos
São mais frequentes a partir dos 50-60 anos, mas podem surgir em qualquer idade, principalmente se existir algum fator de risco genético.
O que é Carcinoma Basocelular?
Carcinoma Basocelular é o tipo mais comum Câncer de Pele. Começa nas células basais, que produzem novas células da pele quando as antigas morrem. Normalmente é caracterizado por um nódulo de cera branco ou uma mancha escamosa marrom em áreas que ficam expostas ao sol.
O que é Carcinoma Espinocelular?
Segundo tipo de câncer de pele mais comum, e que geralmente ocorre devido a presença de células escamosas presentes na camada mais superficial da pele (epiderme).
Pode acometer diferentes partes do corpo: cabeça, braços, pernas, região genital, etc.
O que é Melanoma?
É o tipo mais raro e tem origem nas células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele (melanócitos). Pode surgir em qualquer área do corpo.
MANIFESTAÇÃO MAIS COMUM
A manifestação mais comum é o surgimento de “pinta” que aumenta de tamanho, coça ou sangra e sinais que mudam de cor ou com formato irregular.
Alguns tumores podem ter aspecto de lesões como: verrugas, nódulos elevados e avermelhados e manchas ásperas. Essas lesões devem ser investigadas principalmente se:
– Surgirem de repente;
– Demorarem mais de 4 semanas para cicatrizar;
– Apresentarem aumento de tamanho ou sangramento.
DIAGNÓSTICO DO CÂNCER DE PELE
Pode ser diagnosticado através da dermatoscopia, exame feito no ambulatório pelo Dermatologista, e confirmado por biópsia da lesão de pele.
TRATAMENTO DO CÂNCER DE PELE
Cirurgia para retirada da lesão.Nos casos em que a cirurgia não é possível, como lesões muito grandes, cirurgias de risco ou quando após cirurgia ainda existir tumor residual, pode ser indicada a radioterapia para auxílio do tratamento.
Quando o tumor não é mais localizado e apresenta metástases, podem ser necessários tratamentos com quimioterapia e imunoterapia.
O importante é você ficar atento ao surgimento de sinais com as características descritas e procurar o Dermatologista o quanto antes.
CÂNCER DE PELE: FATORES DE RISCO
Diferentes tipos de câncer apresentam diversos fatores de risco.
Alguns fatores, como exposição excessiva à luz solar, podem ser controlados, mas alguns não, como idade e histórico familiar.
Apesar dos fatores de risco influenciarem o surgimento do câncer, eles não determinam seu desenvolvimento.
O importante é que todo tipo câncer de pele tem melhor prognóstico e tratamento mais fácil se descoberto bem no início.
Por isso, ao aparecimento de qualquer sinal diferente, procure o médico dermatologista.
Vamos agendar uma consulta agora